Sobre Plágio

Presumo eu que o plágio acontece quando um blogueiro quer muito manter um blog legal, mas não tem tempo, talento ou vontade de escrever e vai lá e copia um texto que ele acha legal e posta no seu blog.

Mas, olha só, aquela pessoa de quem você copiou, ela se deu ao trabalho de tirar o tempo, usar seu talento e escrever um texto bem legal para o blog DELA. E você está se apropriando disso.

Esse site, montado pela organização do movimento Blogosfera Antiplágio tem várias dicas, desde como descobrir que foi plagiado até o que fazer ao descobrir que realmente alguém plagiou seus posts.

Uma parte muito interessante - o que fazer se você plagiou alguém?  E a resposta é simples - se você realmente se arrepende, retire os textos, escreva uma carta de desculpas pública, com links para os blogs que você copiou e, então, comece a escrever seus próprios textos. Isso não vai eliminar o que você fez, mas é um começo. Retratação pública, reparação do que fez errado.

Ah, e quem for plagiado, pode denunciar aqui. Se quiser enviar também para o Vergonha Literária, nós poderemos publicar (caso seja verdade e, especialmente se a pessoa agiu e continua agindo de má-fé), mas isso não é oficial do movimento Antiplágio, que fique claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário