FAQ

Olá leitores!
O Vergonha Literária é escrito por uma equipe, apesar de ter uma pessoa mais ativa (V.) que gerencia os perfis nas redes sociais e é fanática por comentários, respondendo-os frequentemente.
Nosso objetivo é, normalmente, apontar erros e problemas na Blogosfera Literária. Ao contrário do que possam dizer por aí, não atacamos de graça, nem para "acabar com os sonhos" de pobres blogueiros e escritores.
Atacamos pois, por amarmos os livros, amamos as palavras e a escrita. Amamos tanto que nos machuca vê-la (a escrita) corrompida e pisoteada por pessoas que também se dizem amantes das letras, bookaholics, viciadas(os) em livros, pois essas são as pessoas que deveriam defender a escrita com unhas e dentes!
Há várias perguntas que recebemos frequentemente e gostaria de respondê-las aqui.

1. Por que o anonimato? Se tudo que falam é bom e real, por que não mostrar quem são?
- Medo. A blogosfera é cruel e feroz, defendendo com unhas e dentes os seus, por mais que estejam errados, atacando qualquer um que possa estar indo contra a ordem "normal" das coisas.
Por criticarmos a todos, autores, leitores, blogueiros, editoras, nos colocamos no meio de um furacão que poderia ameaçar até nossa vida pessoal e profissional, como já aconteceu antes com outros blogs de crítica em que os autores tiveram suas vidas ameaçadas, seus endereços, CPF, etc., postados na internet, emails enviados para as empresas onde trabalham inventando histórias horríveis, entre outras coisas.
Acreditamos no que fazemos, mas não podemos pagar por isso com nossa saúde ou nossa vida pessoal e profissional.

2. Tenho algo para contar para vocês, queria ver publicado, mas não quero que saibam que fui eu!
Tranquilo. Não publicamos, de forma alguma, nomes de quem colabora com o site, a não ser que seja especificamente pedido pelo colaborador. Assim como temos medo da blogosfera, entendemos que você também deveria ter.

3. Odeio vocês! Leiam meu email de ódio!
Lemos. Mas fique avisado - ele pode aparecer no blog. E vamos rir de você.

4. Meu blog apareceu no Vergonha Literária. Minha vida acabou! Vou fechar o blog! Nunca mais vou ler!
Pessoa, sério? Respire fundo, corrija os erros e não erre mais. Ou, ao menos, tente com mais vontade.

5. Quero colaborar com um texto meu no Vergonha Literária. Posso? Diz que sim, vai, sim?
Vai. Sim! Claro! Vamos dar uma olhada no português do seu texto e na pertinência do tema e da "reclamação", mas publicamos sim, claro.

6. Fui "gongado/a" e quero me justificar sobre um tema, posso?
Se for sobre erros de português, concordância, spam, não.
Se for sobre algum tema dúbio, sim. Mande por email que podemos conversar, numa boa.
O Vergonha Literária abre espaço para resposta de qualquer pessoa "acusada". Se você quiser se identificar e explicar seu lado da moeda, fique à vontade. Mas aviso que não tenho como obrigar ninguém a acreditar - nem mesmo a equipe VL. Envie seu post para o email listado no contato - não pelo formulário.

7. Meu comentário não apareceu! CENSURA CENSURA!
Nós moderamos os comentários após sua publicação. Retiramos comentários que digam os nomes que nós omitimos no post.
Se seu comentário não apareceu logo, pode ser um erro do Disqus (às vezes ele marca coisas aleatórias como SPAM) ou você está comentando no formulário do Blogger. Quando você entra no site mobile ele mostra os comentários no blogger e se você comentar lá, não aparecerá no Disqus. Nos envie um email que nós podemos fazer a migração manualmente.


Tem alguma pergunta? Mande para a gente que respondemos. Mesmo que ela seja uma pergunta boba, prometemos não "gongar" sua pergunta ;)

11 comentários:

  1. No tópico dois: o certo seria "de forma alguma" ao invés de "forma algum".
    Só pra avisar... (-:

    ResponderExcluir
  2. Só para avisar: a Constituição brasileira veda o anonimato (Uuuu! Anônimo falando isso). O negócio é quando uma pessoa exprime uma opinião, ela precisa saber que ela tem responsabilidade pela opinião dada. É responsabilidade civil, porque se alguém quiser processar vocês por alguma opinião que vocês tenham dado que tenha sido ofensiva, essa pessoa tem o direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te dizer exatamente onde, mas na constituição também tem exceções para quem teme por sua saúde física ou mental, ao fazer críticas, até onde sei.
      A pessoa pode entrar na justiça e essa pode exigir que nos identifiquemos. Nunca iríamos resistir a isso. Mas antes disso, não, por temermos retaliações desproporcionais.

      Excluir
    2. Na verdade....
      "XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da FONTE, quando necessário ao EXERCÍCIO PROFISSIONAL". Vocês não são a fonte, mas as pessoas que passam a informação, e, até onde sei, esse blog não tem nenhum exercício profissional. Mas quem sou eu para falar algo? Apenas outro anônimo, claro.

      Aliás, faltou uma vírgula em "Alô leitores".

      Excluir
    3. Caraca, se a blogueira quer o anonimato o problema não é seu! Ela justificou o porquê e está certa! Quer processa-la por acaso? Ahhh, bem! Pensei... Ela tem este direito! O blog é odiado por muitos e para sua própria segurança ela quer assim, você não tem nada a ver com isso! Entendeu? Quer que eu desenhe?

      Excluir
  3. Não deveria ser "Se forem erros?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade era pra ser "se for (sobre) erros"... Vou corrigir, obrigada.

      Excluir
  4. Avisando: no tópico 4, está escrito: "Fou fechar o blog!".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa me deixou super assustada nas suas explicações. Medo da blogosfera literária, entendo perfeitamente, mas gente hellllo estamos falando de pessoas que DEVERIAM ser civilizadas, pessoas que falam sobre CULTURA, pessoas que incentivam a leitura debaixo da bandeira de que ler é bom, melhora a qualidade do ser humano.
    Ter medo da blogosfera literária é simplesmente dizer que livros não servem pra nada, que são incapazes de ensinar qualquer coisa que seja boa.
    Só isso deveria ser motivo de Vergonha Literária.

    ResponderExcluir