sexta-feira, 18 de maio de 2012

Verbos Difíceis (2)

Lá no começo do blog, fizemos uma postagem sobre gente que não consegue conjugar verbos. Chamamos a postagem de "Verbos Difíceis" e até hoje tem gente que usa o Google para buscar verbos difíceis e cai aqui. Por isso, decidimos fazer um post com blogs difíceis de verdade (com colaborações dos leitores)!

Para esses verbos complicados, sugerimos o site www.conjuga-me.net. Eu conheci ele hoje, mas é genial! Você coloca o verbo e ele conjuga!

Suar - Lembrando, "Eu suo" e "eu suei", não "eu sôo" ou "eu soei" que isso é do verbo soar "fazer barulho".

Polir - Aparentemente o presente é "eu pulo" o.O Acho estranho hein.

Precaver - O verbo precaver não tem conjugação em várias pessoas porque é, aparentemente, defectivo (seja lá o que isso queira dizer). Agora como eu vou precaver no presente? Não vai. Sinônimo nele!

Haver - Lembrando que quando o verbo pode ser substituído por TER, ele é conjugado, mas quando é no sentido de existir, acontecer ou denota decorrência de tempo, não se conjuga! (Tirei daqui)

Menção honrosa: Obnubilar, por @TitoF_. Fala sério, alguém conhecia esse verbo?
Segundo o Wikcionário:
ob.nu.bi.lar
escurecer, turvar
Bônus: Erros comuns em conjugação de verbos, alguns nem eu sabia: link.

Vergonha Literária também é utilidade pública.

7 comentários:

  1. Muito legal esse post!
    Já confundi várias vezes o verbo "haver", é sempre bom relembrar.
    A conjugação do "polir" é esquisita, não fazia ideia! "Eu pulo o carro", "ele pule a mesa" O_o

    ResponderExcluir
  2. Vcs podiam fazer um post sobre o imperativo, porque é comum ver por aí CORRÃO, REFLITÃO, etc. 

    ResponderExcluir
  3. Mas tem que prestar atenção porque muitas vezes é escrito errado de brincadeira. Principalmente o "CORRÃO". 

    ResponderExcluir
  4. Eu diria que a maioria é de propósito, ainda mais com esses dois verbos. O.o

    ResponderExcluir
  5. Que coisa linda é o português. Vou levar "obnubilar" pra vida!

    ResponderExcluir
  6. Legal demais esse post... tem coisas ruins também como "Eu assistir esse filme ontem" . "Eles vinheram". Sei que vocês gostaram da desse livro. (no futuro) kkkkkkk
    Eu rir demais com esse post kkkkkk (claro que é ironia né... kkkk) 

    ResponderExcluir
  7. Que bom q minhas dicas foram úteis! Eu me matando pra saber conjugar essas coisas e vendo que uma delas nem tem conjugação...

    ResponderExcluir