quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chiliquinho

Posso dizer?
Chiliquinho de autor porque alguém marcou o livro como "abandonei" no Skoob é totalmente sem classe. Mesmo quando disfarçado com um semi-humor.


10 comentários:

  1. Todo mundo tem direito de gostar ou não de um livro neh?!

    ResponderExcluir
  2. Conheço essa autora, rs...!

    ResponderExcluir
  3. Essa autora tá toda errada =X

    Sei lá, às vezes dá a impressão de que ela fica perseguindo os leitores no Skoob com o que acredita ser apenas atenção e carinho para com quem leu o livro. Ou não leu, como no caso.

    ResponderExcluir
  4. Hauhauahuaha acho que reconheci a autora pela foto. Ela também me deixou um recado quando eu disse no histórico que não estava gostando muito do livro. Foi super educada, sem chilique nenhum, mas, ainda assim, acho estranho. Me sinto vigiada. Quando é um autor que eu conheço, tudo bem, não ligo. Até converso com alguns e acho bacana quando eles querem discutir sobre o livro e estão dispostos a ouvir nossas sugestões. Mas com ela eu nunca troquei nem um tweet, então achei melhor nem responder, porque, naquele momento, eu realmente estava achando o livro péssimo.

    ResponderExcluir
  5. Se o meu chute está certo, e eu acho que está, sinto como se ela fosse aparecer aqui em casa a qualquer momento o.O (Não gostou por que?? Lê mais uma vez! Pedido da autora!) Minha filha, desse jeito nem com pedido de um unicórnio...

    ResponderExcluir
  6. Há algum tempo, eu fiz um histórico de leitura dizendo que só estava lendo o livro X porque paguei caro nele, mas que não estava gostando e que tinha uma piadinha lá que era super repetitiva. A autora - até que famosinha e cheia de talifãs - sabe-se lá como soube disso e ficou de mimimi no twitter (uma amiga da época me contou). Disse que tinha lido uma crítica tão maldosa que até tinha ficado sem ar, mas que não era pra ninguém comentar na página da pessoa porque ela tinha o direito de opinar e blábláblá. E depois ficou trocando mensagens do tipo, "não entendo isso, se não gostou porque continuar lendo? Pra que ficar criticando?". Eu achei tão orly que abandonei o livro na hora.

    ResponderExcluir
  7. Dando uma de do contra.... ;)

    Não achei 'chiliquinho'. Na verdade, não achei nada demais. Achei um comentário até simpático. Meio sem noção, ok, concordo. Mas eu não me sentiria ofendida se o recebesse... Talvez achasse a autora meio inconveniente, mas só, nada mais grave.

    -> Ressaltando que estou falando especificamente deste comentário do post... já quando o autor vem cheio de cobranças agressivas, aí não rola mesmo.

    Mas, bem, não sei quem é a autora (sou alienada, oi)... Algumas pessoas disseram saber, e parece que ela é meio assim mesmo, fica vigiando os seus leitores... Se é assim mesmo, é chato, acaba inibindo as pessoas. Mas como estou por fora, prefiro não opinar...!

    Isso me faz lembrar de um caso que aconteceu comigo: li um livro de autor nacional (nem fiquem especulando, o livro dele não é modinha nem faz sucesso entre os blogs literários, acho que poucos devem conhecer), e gostei bastante. Quando acabei, marquei quatro estrelinhas no Skoob, com toda a honestidade. E tá, deixei pra lá. Aí, pouco depois, recebo uma mensagem do autor, meio querendo ser simpático, mas meio cobrando: "Poxa, você não deu nenhuma estrelinha pro meu livro?" Eu fiquei meio assim - porque né, se eu quisesse não ter dado nenhuma estrelinha pro livro dele tenho todo o direito, é a minha opinião. Mas, enfim: como estava de bom humor, como já tinhamos trocado algumas mensagens civilizadas qdo comecei a ler o livro, e como eu realmente gostei do livro, respondi educadamente que havia algum engano, porque eu tinha marcado quatro estrelinhas (quem me conhece, sabe que pro meu padrão essa é uma avaliação muito boa). Por via das dúvidas, atualizei minha avaliação no Skoob. Depois ele me respondeu dizendo que para agora sim estava aparecendo a minha avaliação para ele, que antes não tinha nada, que provavelmente era só algum bug do Skoob; disse que ficou feliz por eu ter gostado do livro, e adeus.

    A história é meio parecida, né? Mas achei o caso do autor um tantinho mais chato do que o da autora.Ele não foi grosso comigo, nem veio arrogantemente querendo tirar satisfação, nem nada disso. Mas achei meio sem noção e inconveniente essa cobrança mais direta. Afinal, a opinião é minha e ninguém tem nada com isso, né? Nem mesmo o autor o livro....

    ResponderExcluir
  8. Não sei quem é a tal autora, mas achei simpático o recado. Não vi como chiliquinho nenhum! Acho que a autora tentou um contato com a pessoa. Quem sabe não seria uma boa oportunidade da pessoa esclarecer se não gostou da história e o porquê?! Muitos autores nacionais já entraram em contato comigo depois de uma resenha minha para saber o que podiam melhorar. Mas isso, desde que seja feito de uma forma simpática e educada, como acho que essa autora fez.
    Vi alguém aqui comentar que se sente vigiada... Bom, isso acontece quando entramos numa rede social e colocarmos inúmeras informações a nosso respeito. Quando cadastramos nossas opiniões no Skoob, é óbvio que elas estarão abertas para quem quiser ver... Rs!!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  9. O problema da autora em questão é que ela é vaidosa e, aparentemente, só leva em conta resenhas positivas. É só olhar alguns tweets que ela posta ou lembrar a postagem que ela fez no espaço de resenhas do Skoob com inúmeros links de resenhas positivas. Claro que ela não vai falar das resenhas negativas, mas se eu fosse autor não abriria mão de pensar melhor sobre as coisas que as pessoas acham que eu devo melhorar no meu trabalho.

    E eu não disse que a autora vigia, eu disse que ela persegue. Existe uma diferença entre colocar informações na net - coisa que eu certamente não faço em qualquer lugar para qualquer um ver - e ficar  em cima das pessoas por conta do julgo delas a respeito de seu trabalho.

    Eu acho que o que pesou nesse "recado" dela é a infantilidade ao ver que alguém não quis ler seu livro  e colocar esse "buáááá". Pegou muito mal, ela não é nenhuma criancinha.

    E esse foi meu "chiliquinho" pessoal.

    (:

    ResponderExcluir
  10. Oi Tiago, 
    O comentário sobre se sentir vigiado não era o seu, mas enfim... Eu nem tinha visto o comentário sobre perseguir! Mas continuo achando que não há mal nenhum nesse comentário. Eu já fui realmente perseguida por um autor no Skoob por conta de uma resenha e o recado mais bonzinho que o cara escreveu me chamava de vaca invejosa... Acho que por isso o meu referencial é bem diferente do seu!
    Você achou o comentário infantil, eu achei carinhoso e fofo! Se fosse para receber um recado de um autor, com certeza queria que fosse um assim! rs...
    E bom, acho um tanto óbvio que ela só divulgue as boas críticas! Afinal, escrever livros é o ganha pão dela e ela precisa vender livros para sobreviver!! Então... Você já viu algum vendedor de qualquer coisa dizer que o produto que ele vende é ótimo, mas teve gente que não gostou?? 

    ResponderExcluir