sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Parceiros da Intrínseca #1

Post 1 da série "Parceiros da Intrínseca". Você pode ver a explicação AQUI.


Aí a pessoa é estudante de jornalismo, aspirante a escritora e...
Não sabe usar crase.

Começou bem hein?

EDIT: Tirei SIM esse post do ar temporariamente pois fiquei em dúvida, depois do comentário "muito gentil" dizendo que o erro era meu.

Saí e procurei referência, vai que a palavra "aspirante" tem uma regra diferente. Resultado: NÃO vai crase.
Referências: Crase sem Crise e Crase sem Crise, comentário sobre "aspirante a diplomata".

Explicação simples: "Crase é preposição + artigo. Não tem artigo porque a escritora não é um sujeito, não é algo material. É simplesmente impalpável. Ela quer ser escritora, ponto. Então, mesmo que o substantivo seja feminino, é sem crase."

19 comentários:

  1. A crase tá certa.
    Vai estudar, burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burro é você, anônimo das 09:59, que sai cagando regrinha e não sabe usar crase tb. Onde vc estudou? No Mobral? Por correspondência? Vai pesquisar antes de sair falando merda.

      Excluir
  2. Alguém tem dúvidas de que é craseado? É óbvio que não é. Regra simples: troque o segundo substantivo(que é feminino) por um masculino. Se ficar "ao", então será "à".

    Ex: aspirante a escritor; aspirante a escritora. não é aspirante ao escritor, portanto não é aspirante à escritora.

    Porém, errar todo mundo erra. Devemos ter todo conhecimento de causa antes de julgar! ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente o uso da crase está incorreto. Mas esse é um erro muito comum. Infelizmente o emprego da crase ainda é um mistério para muitos brasileiros. Culpa de quem? Do sistema de ensino que aprova aluno de qualquer jeito. Já encontrei erros de crase até em textos de autores publicados. É triste, mas não acho necessário constranger a blogueira por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, constranger só se você tentar muito descobrir quem é. Toda e qualquer identificação está coberta.

      Além disso, acho que tem sim que mostrar, aprender pelo choque, pois se quer ser escritora, o mínimo é que possua um português bem acima do de "qualquer aluno que é aprovado".
      Quem quer fazer do português o seu ganha-pão, deve ser excelente nele, como em qualquer outro ramo, a pessoa tem sempre que dominar o assunto no qual trabalha.

      Excluir
    2. É claro que todo mundo vai fazer o máximo para descobrir quem é.

      Excluir
  4. A moça é estudante de jornalismo e tem um blog sobre livros. E tá tudo bem escrever errado? Não, não está. Enquanto a gente continuar com esse 'desculpismo', o nível dos profissionais desse país continuará péssimo. (Veja, estou falando da jornalista que ela será do futuro, já que blog deveria ser um hobby). Mas ainda assim, se o blog é sobre livros e ela escreve errado... Tem algo que deveria ser revisto aí. Nunca consegui entender esse pessoal que lê e não aprende com a leitura. Acho que aquela teoria de quem lê melhor, escreve melhor está totalmente furada.

    ResponderExcluir
  5. aff, que merda
    pô, não é possível que a pessoa, mesmo se for um Dr. formado em letras NUNCA cometa um ou outro erro de português às vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é "um ou outro erro", é um erro básico em uma regra clara em um a descrição fixa na lateral do blog, ou seja, algo que a pessoa vê, lê, olha e revê toda vez que abre o blog.

      Excluir
    2. Imagina se um médico ou um engenheiro comete 'um erro ou outro' de vez em quando, que beleza que fica, não?

      Pode não ser o mais grave dos erros, mas como ela quer ser jornalista, é um erro que ela não deveria cometer, sim. Não entendo essa condescendência.

      Excluir
  6. Recomendei o blog no meu perfil "pessoal" e me crucificaram. xD

    Este é o problema. Muitos ainda não estão prontos para reconhecer seus próprios erros. Mas continuo firmemente apoiando o blog e espero que o "muro da vergonha" faça o padrão de qualidade subir.

    Um abração, pessoal!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que devemos sim prezar sempre pelo bom português.
    Mas, honestamente, eu erro muito mais do que uma crase... em várias ocasiões... e óbvio que não é de propósito. Sempre reviso os meus textos, mas por vícios de minha própria escrita, os erros passam.
    Deveria então fechar o blog por isso e considerar que o meu português é ruim?! Não acho. Muito mais útil seria informar a blogueira do que está errado.
    E não acho que uma editora, qualquer que seja, deveria não fechar uma parceria com um blog por causa de um erro desse tipo. Tem muito post que sai lotado de erros - e isso sim é uma vergonha. Mas uma crase em um caso que o próprio autor desse post ficou em dúvida?! Pois é, crase gera dúvidas e ninguém deveria ser crucificado com isso.

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente com a Nanie! Meu caso é igualzinho, sempre reviso os textos umas 10 vezes e mesmo assim as vezes passam erros.
    Não me considero uma pessoa que escreve mal, temos vários exemplos ruins na blogsfera que poderiam ser usados em posts realmente vergonhosos, de palavras escritas grosseiramente e muita coisa boa que poderia ser aproveitada por vocês.
    Acho que esse tipo de erro não é tão engraçado a ponto de viciar as pessoas no Vergonha Literária. São muito mais divertidos os blogs que gongam blogueiras de moda, porque eles pegam exemplos engraçadíssimos de sites famosos, o que falta por aqui...
    Quem sabe se vocês procurarem erros mais gritantes, em blogs conhecidos, não encontrem o tom certo para este tipo de humor. Um ótimo exemplo que eu acesso todo o dia é o Blogueira Shame: é sobre moda, mas acho que seria legal ver um blog deste estilo voltado à literatura. Com certeza eu iria acessar mais!!!

    Outra coisa: mais postagens por dia, pleeeease!!!

    Beijos
    Adriana - Mundo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanie e Adriana, concordamos que a crase não é "tão" grave. Com certeza os posts de hoje e amanhã são piores hehehe
      Mas acho que o erro é potencializado pela pessoa se dizer jornalista e escritora (ou futura jornalista e aspirante a escritora)...
      Nos inspiramos na Blogueira Shame, mas o talento dela é inigualável rs

      Estamos sim procurando fazer mais posts por dia, falta tempo mesmo, mas logo a gente pega o ritmo ;)

      Excluir
    2. Concordo totalmente que alguém que diz estudar para jornalismo deve ter um cuidado ainda maior com o texto ;)

      Agora fiquei curiosíssima com o de amanhã!!! O de hoje também foi péssimo ¬¬ Hahaha!

      É, com certeza o talento da Titia é inigualável! Na arte de gongar ela sabe o que faz!!!

      Pois é, eu não posto mais que uma resenha por dia, mas em blogs que usam a sátira, é legal ver várias coisas novas (até porque gente sem noção cometendo as piores gafes é o que mais têm nessa blogsfera) rsrsrs!!!

      Excluir
  9. E a famosa musiquinha?

    Quem vai a volta da, crase no A. Quem vai a, volta de, crase pra quê?

    ResponderExcluir
  10. Putz entrei nesse blog naum me lembro qual é...

    ResponderExcluir
  11. Só uma observação (sei que está tarde para comentar, mas enfim): não é necessariamente porque escritora não é sujeito ou algo material, mas sim porque o artigo A é, pelo próprio nome, DEFINIDO. A menos que ela aspire a uma escritora específica e definida, teria crase. Do contrário, ela é completamente desnecessária. Uma coisa é aspirante a escritora, outra seria aspirante à carreira de escritora. Bom, acontece, né? Aspirante à escritora que não-sabe-usar-crase não dá, né?

    ResponderExcluir